sábado, 29 de novembro de 2014

Aniversários em Dezembro


Durante este mês celebram o seu aniversário os
nossos Amigos
NOME                                                                 Dia
  António Manuel Gomes Cunha                                          2
  António Valente Mateus                                                  5
  Manuel Pires                                                               8
  Arménio Gonçalves da Costa                                           8
  Manuel Mateus Pereira Santos                                          9
  Carlos Manuel Rodrigues                                                9
  Fernando Maria Faustino                                               12
  Rui Lopes Pinheiro                                                       15
  Nelson Amaral Veiga                                                    15
  Camilo A. F. Morais Martins                                            20
  Jose Luis Fernandes Lourenço                                       25
  Abel do Nascimento  Pena                                             31
Para todos os nossos parabéns e os votos de um futuro cheio de 

Bençãos de Deus.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Um apelo do Filipe Araújo!...

Nestes poucos dias já chegaram até mim algumas mãos cheias de belas preciosidades do passado. A única coisa que tem estado a faltar, provavelmente por esquecimento, são os retratos pessoais da actualidade. Mas pode ser que ainda aí venham entretanto. Afinal, temos uma semana e pouco pela frente. É que, se no final não conseguir agrupar pelo menos umas 15-20 fotos individuais do tempo presente, dificilmente as poderei usar.

domingo, 23 de novembro de 2014

ATENÇÃO AO PROJECTO DO FILIPE ARAÚJO!... UM FILME SOBRE A "VELHA CASA" DE ALDEIA NOVA!...COLABOREM!...



Só para contextualizar:

- A ideia deste projecto ganhou vida pouco depois de conhecer o blog Criar Laços e de me chegarem aos ouvidos as mudanças planeadas para o edifício do Seminário. Aconteceu sobretudo por uma vontade urgente de remexer num imaginário de que me fui apropriando através dos relatos e vivências do meu pai, apaixonadamente contados e absorvidos ao longo de toda uma vida consigo. O meu objectivo, contudo, mais do que documentar exaustivamente ou assumir um formato tradicional, de cariz jornalístico, passa pela criação de um objecto artístico. Uma curta-metragem conceptual, poética e sensitiva, comprometida a deitar o olho ao que foi o interior de Portugal no pós-Guerra, através da evocação do passado de um casarão, hoje feito natureza-morta de corredores e paredes, onde durante anos foi oferecida a jovens-meninos de todo o país a proposta de uma educação avançada e o passaporte para uma vida melhor. Um sítio, portanto, à frente do seu tempo, num país conservador e absorvido pela ditadura. E, já agora, se me permitem, uma geração de rapazes que não tendo seguido mais tarde a vocação ficou para sempre positivamente ligada a essa experiência. (Não era o Agostinho da Silva que dizia que não era do heterodoxo nem do ortodoxo, mas sim do paradoxo, que os continha aos dois? Pois, a minha ideia é ir um pouco por aí.) Para o efeito, tenho planeada a “construção" de um dispositivo fílmico em que a imagem corresponderá só e apenas ao tempo-presente, enquanto que o áudio, através da justaposição de camadas de texturas ambiente e de uma pontual narração feita a partir de fragmentos de correspondência real e textos soltos (uma parte, já identificados), remeterá exclusivamente para o passado. 


- Quanto aos retratos propriamente ditos, o meu principal apelo seguia directamente para os próprios ex-seminaristas / frades. Todos deverão ter uma foto sua da actualidade em casa. E muito provavelmente também terão algum retrato da juventude - no limite, uma foto tipo passe. Não precisa de ser do período exacto em que estiveram no Seminário. Pode ser ligeiramente anterior ou posterior.

- No que toca às fotos de conjunto e do espaço, interessava-me apenas o que corresponde ao período de funcionamento do Seminário. Se o Frei João Leite e o Toninho me conseguissem dispensar algumas por um par de semanas, ficaria muito grato. Escusado será dizer que seriam tratadas com todo o cuidado.



Muitíssimo obrigado por todo o vosso apoio e paciência!

Um abraço fraterno,
Filipe

sábado, 22 de novembro de 2014

Filipe Araújo, é filho do nosso companheiro, que há partiu, o Horácio Araújo. É realizador cinematográfico que acaba de conquistar o prémio para o Melhor Filme Português no Festival de Cinema Temps D'Images com o documentário " A sétima Vida de Gualdino". Pretende agora realizar um filme sobre aquela que foi a casa de todos nós - O Seminário de Aldeia Nova. Vamos ajudá-lo. Para tanto partilho convosco a correspondência que recebi do J. Moreno, para assim todos ficarem a saber o que se pretende. O tempo urge, porque a "Velha Casa" vai ser demolida e as filmagens poderão acontecer brevemente.
Mãos à obra.
Abraços
Nelson





VELHOS COMPANHEIROS E AMIGOS
Conforme é do Vosso conhecimento, o Filipe Araújo, tem o SONHO de realizar um filme sobre Aldeia Nova.
Temos que o AJUDAR a concretizar tal sonho.
Está na NOSSA MÃO dar forma a este sonho do Filipe, que, ao fim e ao cabo, DIZ  RESPEITO A TODOS NÓS.
Vamos arregaçar  as mangas e....mãos....
FRATERNALMENTE
JM



 Afinal de contas, a casa de Aldeia Nova vai ser totalmente limpa e mexida no próximo mês, o que não me deixava grande margem.

Tinha, contudo, um pedido especial a fazer-vos. Gostava de conseguir juntar os retratos de uns 15 a 25 ex-seminaristas para espalhar pela parede de um dos corredores da casa numa sequência específica do filme. Sei que estamos muito em cima da hora e que provavelmente estou a sonhar alto, mas sendo possível, eis o que me serviria:

- Um retrato individual do ex-seminarista capaz de remeter para a época em que frequentou Aldeia Nova (pode ser anterior, da meninice, ou ligeiramente posterior);
- Um retrato individual do mesmo ex-seminarista na actualidade.

Por uma questão de qualidade, teríamos preferência por:

- Versões originais ou cópia em papel - havendo possibilidade, em formato fotográfico standard (mais ou menos, o equivalente ao postal convencional);
- Sendo digital, um ficheiro capaz de garantir uma boa resolução de impressão.

Para o efeito, deixo os meus dois endereços.

Correio postal:
Filipe Araújo
Rua da Quintinha, 70, 1º Esq.
1200-368 Lisboa

Correio electrónico:

Claro que aos que me enviarem originais, fica a promessa que o material será devolvido à precedência logo após as filmagens. 

Enfim. Tentar não custa. Se virmos que o plano não é viável por uma questão de datas, tentarei arranjar forma de adiar a filmagem desta sequência para outro momento.



PS- Caso no grupo haja quem alguém com uma boa foto de conjunto em Aldeia Nova, também muito se agradece a partilha.

























Filipe Araújo filmmaker
filaraujo@gmail.com skype filaraujo

Blablabla Media :b


Rua da Quintinha, 70, 1º Esq.

1200-368 Lisboa PORTUGAL

domingo, 9 de novembro de 2014