sábado, 26 de março de 2011

ANIVERSARIANTE - António Abreu dos Santos

Hoje faz anos o António Abreu dos Santos, nosso companheiro e que, cumulativamente com a sua condição de seminarista, exercia as funções de enfermeiro com carinho e dedicação inexcedíveis. Muitas felicidades e muitos anos de vida!...

MEMÓRIAS DE MIM - V

O comboio chegava à estação de Caxarias por volta das cinco da tarde. A primeira vez que ali aportei, carregando o peso leve dos meus onze anos e o medo de ficar longe do meu pequeno mundo, foi em 1955 num qualquer dia da primeira quinzena de Outubro. No comboio da Beira Alta, com as mesmas janelas que o da Beira Baixa, já contávamos cerca de dezena e meia. No nó ferroviário de Pampilhosa, aguardávamos o trem vindo norte que trazia algumas dezenas. Os meninos vestidos de negro, “os estorninhos” no dizer do Zé Celestino, povoavam por completo o cais da gare de Caxarias. Depois, aguardava-se o transporte na carrinha VW, conduzida pelo Ir. Ezequiel, que nos levava até Aldeia Nova. Enquanto isso, deixavam-se os últimos centavos nos matraquilhos do café do largo da estação. Muitas vezes, carregadas as malas na carrinha, formávamos grupos e rumávamos a pé ao encontro do transporte. Na Cavadinha, a terra do Leonel Castelão (o Fenício) e do Manuel Ribeiro (o Boa), uma respeitável senhora, ao ver a trupe dos meninos vestidos de negro, saudava-os do alto do seu alpendre, cantarolando: Alerta, Alerta!... Olé quem passa?... São os soldados de Cristo-Rei… …
Para quem nunca tinha saído da beira do regaço da mãe, não era fácil a adaptação a um mundo novo, com horários, disciplina, formaturas e alguns medos pelo meio. Uns mais outros menos, lá nos íamos segurando e amparando a novas amizades. E assim nos habituámos ao ruído e à luz do “petromax”, aprendemos a ir diariamente à missa e ao terço e, como diz o Armando Alexandrino noutra parte deste blog, “tínhamos que aprender a rezar.” Rapidamente entrámos na rotina dormitório-capela-refeitório-aulas-recreio-estudo. À quinta-feira era feriado!... E que bem que sabiam estas tréguas a meio da semana!... Os recreios eram mais alargados e permitiam especializações em diversos jogos. Recordo o Ribeiro da Cavadinha especialista no “taco”, assim uma espécie do cricket inglês, com campo instalado sob a copa da carvalha e dinamizado, se bem me lembro, pelo Sr. Moisés, um seminarista secular já tonsurado, prestes a ser ordenado que ali exerceu funções de perfeito, e hoje um conceituado e mediático sociólogo que dá pelo nome de Moisés do Espírito Santo. O Filipe Baptista, catedrático no berlinde e o Igreja exímio manobrador do stik nos jogos de hóquei em campo!... E a propósito, lembram-se, os do meu tempo, de um Orlando Manuel Pinto, o Casa Pia, que se dizia o melhor guarda-redes de hóquei? Pudera, a sua avantajada compleição física dava para ocupar toda a pequena baliza e daí que não houvesse espaço para a bola passar!...
E pus-me eu para aqui a divagar, quando só queria recordar uma gripe que por aí andou nesses tempos e que, à falta de identificação do vírus, ficou conhecida por “Gripe Asiática”. Julgo que ela se encontrou com todos nós desse tempo, e daí que os dormitórios do Seminário de Aldeia Nova tenham virado enfermarias lotadas. E aqui eu recordo a equipa de enfermagem, constituída pelo Pinheiro, padre no Canadá segundo creio, e pelo “Sr. Abreu”, o António Abreu dos Santos. Eram de uma dedicação enorme!... Com o Abreu, vamo-nos revendo nos nossos encontros anuais e já conversámos sobre a sua missão de enfermeiro.
Ele, hoje é aniversariante, conforme se assinala noutro local deste blog. Parabéns Abreu e um abraço.

Nelson

quinta-feira, 24 de março de 2011

ANIVERSARIANTE

Hoje faz anos o Armindo Ferreira da Silva. Parabéns e muitas felicidades.

terça-feira, 22 de março de 2011

ANIVERSARIANTE

Hoje faz anos o César Silva Eugénio. Parabéns e muitas felicidades.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Ainda o encontro de 23 de Fevereiro

Caros amigos,

O decano Rui Pinheiro da Urqueira ( e não António Pinheiro como é referido no blog) foi agradavelmente surpreendido com o carisma da “ reunião de trabalho” de 23/02/2011.
Apenas a ausência anunciada à última da hora do ainda mais decano TONINHO me entristeceu um pouco pois, face à juventude temporal da maioria dos presentes, seria um conviva mais próximo do meu tempo.
De qualquer modo era óbvia a empatia que emanava de todos os participantes deixando transparecer a valência de princípios comungados na mesma fonte.
Para a próxima cá aguardarei as notícias do incansável Luis Sousa Guedes sempre disponível para oferecer a sua contribuição para estes acontecimentos.
Seria ainda imperdoável se não mencionasse a actuação do Manuel Guerra e do Zé Celestino que, conforme nos têm vindo a habituar, nos deliciaram com os seus trinados de Coimbra e do Zeca Afonso que , se bem me lembro, fez neste dia 24 anos após o seu falecimento.
Um Grande Abraço

Rui Pinheiro

(Pelo atraso na publicação, as desculpas ao Rui Pinheiro)



sábado, 19 de março de 2011

Colóquio Internacional Revelação e Aprendizagem

Caros Amigos do ‘Criar Laços’
O Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa vai realizar um Colóquio Internacional, subordinado ao tema Revelação e Aprendizagem nos Textos Greco-Latinos, nos dias 7 e 8 de Abril de 2011, no Anfiteatro III da Faculdade de Letras de Lisboa. Integrado numa Rede Europeia que congrega universidades de França, Suíça, Itália, Polónia e Portugal, este colóquio pretende reflectir sobre o fenómeno de emergência do pensamento racional e irracional no mundo grego e latino. O tema da Revelação, tradicionalmente reservado às religiões de Abrãao, é surpreendente e paradoxal no mundo clássico, como paradoxal e pertinente é a noção de Aprendizagem, teorizada por Platão, Séneca ou Santo Agostinho e construtora do pensamento europeu. O colóquio pretende ser um diálogo entre inspiração e técnica, entre mitologia e cristianismo, entre ciência (em particular a medicina antiga) e filosofia, eixos constitutivos dos saberes e das culturas ocidentais. Em função da origem dos conferencistas, as sessões serão predominantemente em Francês, Português e Italiano. A entrada é livre. Inscrição prévia para certificado, 5 euros. Sejam bem-vindos.

Abel Pena
(Coordenador do Colóquio)
Para consultar o programa e o cartaz, clica aqui

PARABÉNS AO FR. PEDRO FERNANDES!...

Hoje é o aniversário do "homem do leme". Ele é o verdadeiro entusiasta dos nossos encontros anuais e nunca escondeu a sua preocupação em ver sempre mais companheiros reunidos em confraternização. Parabéns e as maiores bençãos de Deus para este homem da Beira, para quem fica uma quadra popular que por cá se diz:

A gente que vem da Beira,
Cheira a vida, cheira a fruta,
Cheira a gente verdadeira
Que não vira a cara à luta

sexta-feira, 18 de março de 2011

ANIVERSARIANTES

Hoje faz anos o Vitor Alves Resio. No dia 15 fez anos o Luis Fernandes Boucho. Para ambos parabéns e muitas felicidades.

quinta-feira, 17 de março de 2011

JOSÉ ANTUNES RIBEIRO, mais poesia!

Vários amigos, companheiros, poetas e gente da cultura, vão estar com o José Antunes Ribeiro na Livraria Ulmeiro, na av. Do Uruguai, 13, Benfica, no próximo dia 19 (sábado), com livros e muita poesia. Quem puder e quiser comparecer, mormente os que andam pela capital, as portas da Ulmeiro estão franqueadas.
Um abraço, Zé Ribeiro!
Nelson

Uma nota, à margem...

Já em tempos foi equacionada a hipótese de barrar a entrada aos comentadores anónimos. Há gente que se delicia com esta prática, a meu ver grosseira, deselegante e a todos os títulos reprovável. Se na génese da criação deste espaço esteve sempre o espírito de partilha de experiências, de aproximação, de união e de reencontro, para quê utilizar esta metodologia?... Quem não quiser dar a cara, que fique lá encafuado no seu casulo e deixe em paz quem aqui vem com prazer, com sacrífício e, sobretudo, com muita dedicação e amizade. Peço desculpa pelo desabafo, que só serve a quem serve, mas os reparos que tenho recebido de muitos amigos deste espaço, a isto me levaram.
Um abraço amigo
Nelson Veiga

domingo, 13 de março de 2011

ANIVERSARIANTE

Hoje faz anos o Diamantino Mateus da Silva. Parabéns e muitas felicidades.

sexta-feira, 11 de março de 2011

ANIVERSARIANTE

Hoje faz anos o José da Costa. Muitos parabéns e muitos anos de vida!

quinta-feira, 3 de março de 2011

ANIVERSARIANTE - 4 de Março

Faz anos o Manuel Pinheiro Luis. Parabéns e muitos anos de vida.