terça-feira, 31 de maio de 2011

A Eucaristia na nossa vida cristã


No mistério eucarístico, como memorial do Mistério pascal, radicam-se as atitudes cristãs fundamentais que a mensagem evangélica nos apresenta: conversão, comunhão, caridade, reconciliação, fé pascal, amor fraterno e esperança eterna. Na acção sacramental encontram-se todas as dimensões que a Igreja aprendeu de Cristo. A Eucaristia é lugar de evangelização a três níveis: na caminhada que a ela conduz, na preparação da celebração e na expressividade da própria celebração. Somos chamados a viver em Eucaristia, para a Eucaristia e da Eucaristia.

A Eucaristia é Pão para o mundo novo: mais justo, mais fraterno, mais pacífico, mais segundo o coração de Jesus e de Maria. A Eucaristia é Pão para ajudar os homens a crescer na santidade de vida; para fazer nascer, naqueles que o recebem, um coração novo capaz de amar à semelhança do próprio Jesus. A Eucaristia é pão que nos alimenta, que nos há-de transformar n’aquele que recebemos; por isso, a Eucaristia é escola contínua de caridade, de dom, de serviço, de entrega.

Na Eucaristia proclamamos, vivemos, e celebramos a nossa fé em Deus, revelando em Jesus Cristo e na sua Palavra viva e eficaz. A Eucaristia é sinal e fonte da Aliança dos crentes entre si com Deus Pai e com todos os homens.

A Eucaristia é o acontecimento central na história da humanidade. Somos convidados a testemunhar com mais vigor a presença de Deus no mundo. A Eucaristia, ao mesmo tempo que actualiza o passado, projecta-nos para o futuro da última vinda de Cristo, no final da História. É centro, a fonte de toda a vida cristã, n’ela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja; é o sacramento da aproximação de Deus com o homem; e da descida de Deus até ao homem, que entrou na história da humanidade. Diz-nos Jesus: “Não há maior prova de amor do que dar a vida pelos amigos” (Jo 15,13). A Eucaristia é o sinal definitivo da Nova e Eterna Aliança de Deus com o homem.

Recordando a instituição da Eucaristia na Última Ceia do Senhor, somos convidados a dar particular importância ao Domingo e à Eucaristia Dominical. O Domingo é um dia especial para os cristãos, é um dia de festa por ser o dia do Senhor ressuscitado e do dom do Espírito Santo. A centralidade do Domingo, da vivência da Eucaristia Dominical na vida cristã torna-o também dia da Igreja.
A Eucaristia é fermento de um mundo novo, é o verdadeiro coração do Domingo, como meta da caminhada da semana; é fonte de coragem para o imprevisto de situações. Não basta ir à Missa é também necessário animar-se interiormente e contribuir para a festa do encontro. A Eucaristia instituída à mesa, na Última Ceia do Senhor, é proximidade e encontro, diálogo e comunhão fraterna. Tudo, na nossa vida, deve conduzir a um verdadeiro encontro de irmãos para que aconteça, para que exista realmente, encontro com Deus.

Fr. José Carlos Vaz Lucas, op


Para reflexão a sós ou em grupo

• Dialogar sobre o texto
• O que é a Eucaristia? Qual o seu valor na nossa vida cristã?
• A Eucaristia é fermento de um mundo novo. Porquê?
• Como é que a Eucaristia é proximidade e encontro com Jesus e com o próximo

domingo, 29 de maio de 2011

DOMINGOS AUGUSTO CARVALHAIS -29 de Maio - Parabéns!...

Hoje faz anos o Domingos Carvalhais. Parabéns, um feliz dia de aniversário e muitas felicidades.

sábado, 28 de maio de 2011

JOSÉ ANTÓNIO AZEVEDO GAMA -28 DE MAIO - Parabéns!

Hoje é dia do nosso pacato minhoto festejar 66 primaveras !.. Sempre pacato, mesmo nos tempos de tropa, em Angola, fazemos votos de que esse coração trabalhe-bem, por muitos e mais bons anos.

jm

terça-feira, 24 de maio de 2011

ENCONTRO ANUAL 2011

A Comissão Organizadora, encontrou já a data para a realização do nosso Encontro neste ano da graça que decorre. Será a 1 de Outubro próximo estando ainda em estudo o local da sua realização. Admite-se que este ano possa ser em Aldeia Nova, estando em curso diligências para obtenção de condições indispensáveis à sua realização. Segundo informa a Comissão, está aberta a discussão e aceitam-se sugestões. Estaremos atentos a novos desenvolvimentos.
Abraços

segunda-feira, 23 de maio de 2011

ANDAM AÍ OS CAÇA-VOTOS!

"A penalização por não participares na política é acabares por ser governado
pelos teus inferiores." (Platão)

Nome, naturalidade, estado civil… e a profissão? – Político. Não importam as habilitações ou o grau académico pois, independentemente do canudo, como diz o professor Henrique Medina Carreira, muitos começaram a forjar a profissão (a de político) no seio das associações de estudantes do secundário ou do superior e lá se foram arrumando nas “jotinhas”. Depois, é só andar em bicos de pés, colar-se aos chefes como lapa à rocha, ir aprendendo a debitar alguma verborreia mesmo que a vernaculidade não abunde, dizer umas inverdades que convençam os incautos, fazer umas promessas inócuas, ostentar sorrisos q.b. e a profissão está conseguida. Que importa o curso de direito conseguido com média baixa, que importa o bacharelato ou a licenciatura em engenharia, mesmo se tirada ao domingo, ou até a licenciatura em qualquer ramo de ensino, se nada disto é para utilizar?... Sim porque, político que se preze, tem que ter uma sigla para colocar, apenas e tão só, antes do nome, seja a de dr. ou engº pois tudo o resto que podia ou devia estar-lhe agregado, não tem relevância para o currículo que a subserviência partidária exige. O que é preciso é “cultura política” ou “vivência democrática”, mesmo que não se saiba o que isso significa. E se for preciso fazer uma inversão de marcha, dar uma cambalhota de cento e oitenta graus ou virar o fato do avesso, tudo valerá a pena, porque a alma é mesmo pequena (que me desculpe Fernando Pessoa).
Se ao universo desta multidão de políticos que enxameia o nosso espaço democrático, retirarmos algumas honrosas e raríssimas excepções, por que as há, está concluído o quadro da turbamulta comicieira, que salta de televisão em televisão, de terra em terra, em jantaradas concorridas onde vamos vendo muitas das mesmas caras. E eles estão aí, entram gratuitamente em nossas casas, a trocar acusações entre si, a lavarem culpas ou a sacudirem a água do capote. São os caça-votos. Inflectem discursos, enrolam mentiras, mastigam verdades e são capazes de vender a alma ao diabo, em troca do nosso voto. E nós, como diz a canção, vemos, ouvimos e lemos e não podemos ignorar tudo o que sobre nós se abate em tempos de campanha eleitoral. Uma vez chegados ao poder, governam para o voto, em nome do voto e a pensar no próximo voto. Eles querem o nosso voto!...


Nelson

ANIVERSARIANTE

Hoje faz anos o Vasco José Egídio Reis. Parabéns!

sábado, 14 de maio de 2011

Fr. Bernardo Domingues OP - 13 de Maio - 80 anos Parabéns!



Bonita Idade!... Professor de várias disciplinas, na Escola Apostólica dos Dominicanos. A sua chegada a Aldeia Nova foi uma espécie de ar fresco que se fez sentir. Muitas actividades, entre elas as das medalhas e pagelas. Continuou a pregar e a ensinar, noutros locais. A sua primeira pregação, com direito a fazer chorar a assistência, foi na terra natal, por ocasião de comunhão solene.
Hoje, no Convento de Cristo Rei, Porto, vai haver Missa presidida pelo Bispo da Diocese, seguido de lançamento de mais um livro, da sua autoria.
Votos de muita saúde e continuação de toda essa actividade.
jm

quarta-feira, 11 de maio de 2011

GRUPO DO NORTE -Reunião de trabalho - 6 de Maio de 2011









Muitos prometem, poucos cumprem…
Dos que cumprem é justo salientar o sempre jovial e activo Grupo do Norte, habitualmente representado pelo Neves de Carvalho, Joaquim Moreno, Manuel Leopoldo, Augusto Brízido e José Espírito Santo.

Para fazer o «ponto da situação» das múltiplas acções desenvolvidas, individual e colectivamente pelos elementos integrantes da Comissão Organizadora do Encontro Geral/11 e seus assessores, o Grupo do Norte promoveu uma reunião de trabalho na Maia, no passado dia 6 do corrente mês de Maio/11.

Sabedores desta reunião, uns já conhecidos activistas do Grupo de Lisboa (Luís Sousa Guedes, Armando Alexandrino, António Costa, António Silva e Zé Celestino) de imediato se propuseram participar na mesma, oferecendo-se até para fazer a respectiva acta e noticiar, via bloge, tão importante evento.

Via ar e terra, este quinteto foi pontualíssimo na chegada à Maia, guiados, porém, via satélite, minuto a minuto, pelo sempre prestável Joaquim Moreno, que se queixou de dores no pescoço, por ter estado atento às muitas aproximações à pista/ aterragens de aviões no Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro, sem saber em qual deles aterraria o Zé Celestino.

O Frei Bernardo e o Frei Jerónimo aceitaram participar nos trabalhos, facto que, sublinhe-se, deu à reunião foros de grande respeitabilidade, participada que foi por 10 «chamados» e dois «escolhidos» …

Por proposta do Brízido, a reunião teve lugar na vivenda de fim-de-semana deste, sita nos arredores da Maia, local tranquilo e convidativo à reflexão…

De salientar que para além de espaçosa, a sala de reuniões fica contígua à cozinha e à garrafeira e tem muito próxima a churrasqueira, num logradouro todo relvado, onde sobressai uma laranjeira muito verdejante, num espaço ajardinado, com bancos para
descansar nos intervalos do «coffee breake»…

Com tais características, esta sala reuniu as condições excelentes para o trabalho concentrado dos participantes na reunião, uma vez que tornou dispensável fazer intervalos para o almoço e para o lanche ajantarado…

A reunião iniciou-se pelas 11.300 h, prolongando-se por sessões contínuas, até 20.30 h

Para não perturbar a ordem dos trabalhos, o Brízido encarregou-se de colocar ao permanente alcance dos participantes todas as entradas, pratos principais, sobremesas, cafés e digestivos...

De registar, «ad perpetuam rei memoriam» o saboroso prato de arroz de lampreia que o Brízido confeccionou, mas cuja receita faz questão de manter em segredo…

Também o sabor aromático do espumoso rúbeo, de apenas 13 graus por garrafa, à sombra, da sua garrafeira particular, ficou gravado nas papilas gustativas dos felizardos participantes no evento.

De notar que os 13 graus de cada garrafa a dividir por 5 copos, dá apenas 2,6 graus por copo…

Para os que queiram partilhar com este Grupo a alegria do evento, só explicável pelos fraternos laços de amizade dos tempos de Aldeia Nova e Fátima, convido-os a atentar nas fotografias supra, as quais reflectem aquele «brilhozinho nos olhos» …

Zé Celestino

terça-feira, 10 de maio de 2011

Manuel Luis de Almeida Carvalhais - Parabéns!

Hoje faz anos o Manuel Luis de Almeida Carvalhais. Parabéns e muitas felicidades.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

FALECEU O FR. JOSÉ AUGUSTO MOURÃO OP

Faleceu hoje, em Lisboa, Fr. José Augusto Mourão op.


O Frei José Augusto Mourão era natural de Lordelo, Vila Real, onde nasceu a 12 de Junho de 1947. Era professor agregado no Departamento de Comunicação Social da Universidade Nova de Lisboa e era presidente do Instituto S. Tomás de Aquino. Pedagogo, poeta, romancista e ensaísta, lega-nos uma vasta obra. Hoje, pelas 21 horas, será celebrada missa no Convento dos Dominicanos em Lisboa, não havendo funeral em virtude de ele ter legado o seu corpo à medicina.


Paz à sua alma, condolências à família e à Província Dominicana.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

AGRADECIMENTO


Desculpem só hoje aparecer para manifestar que o tempo já não é de jogar voleibol ou fazer caminhadas até á Serra de Minde e aguardar pela chegada do Jaime que nos regalava com um lauto piquenique, em agradável e fraterno convívio.
Os tempos são outros mas esse sentido da partilha, da fraternidade e do estar atento, perdura e surge AGORA e sempre. Cada um seguiu é diferente do outro mas TODOS temos esses sentimento comum da AMIZADE.
O meu profundo agradecimento aos mais Velhos e mais Novos, pelas palavras e telefonemas enviados.
Neste momento recordo uma canção do ano de 1978 " A VIDA É FEITA DE PEQUENOS NADAS"
Joaquim Moreno



terça-feira, 3 de maio de 2011

FILIPE LAGE BATISTA -4 de Maio de 1942- PARABÉNS!...





Nasceu em Vila Real, mas, todos o conhecem como sendo de Alenquer, onde é estimado e querido.
Continua agarrado á sua velha paixão da guitarra portuguesa e canta autores Portugueses . Baladeiro por paixão e opção.
Será que continua a organizar jogos de futebol e a dar orientações técnicas ?
Votos de muita força para estares num dos próximos Encontros. Contamos contigo.



j.m.

domingo, 1 de maio de 2011

ANIVERSARIANTE

Hoje faz anos o Fernando Pinto Gonçalves. É meu conterrâneo. Um abraço de parabéns, muita saúde e felicidades.
Nelson