quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Fr. Marcos Vilar op -29 de Outubro - Parabéns!

O Trabalho Apostólico, em terras Alentejanas, tornaram o Poveiro num Bom Mestre dos sabores e feitura da cozinha local. Continua com o seu humor e animação, agora no Convento do Porto.
jm

terça-feira, 26 de outubro de 2010

ENCONTRO ANUAL. FÁTIMA. 16 DE OUTUBRO DE 2010

09.30 h do dia 16 de Outubro de 2010.

Conduzindo eu o meu «HC» na Av.ª D. José Alves Correia da Silva, em Fátima, no sentido Verbo Divino Convento dos Dominicanos, dei-me conta que à minha frente circulava calmamente um Mercedes avermelhado, cujo condutor, de imediato reconheci. Era o Manuel Henriques Marto, acompanhado de sua mulher.

«Colando-me» ao Mercedes do Marto, fiz-lhe sinal de luzes, ao que ele logo respondeu com uma saudação do interior da viatura. Mesmo pelo espelho retrovisor o Marto também me reconhecera imediatamente. Segui-o até ao parque privativo do Convento.

Mal tínhamos estacionado e saído dos nossos carros para darmos um abraço e já outros carros entravam no parque, cada um com um grupo de colegas…

O Neves, o Leopoldo, o Moreno, o Brízido e o Zé Espírito Santo, o Luís Guedes, o Domingos Carvalhais, o Costa, o Manuel Mendes, o Antero, o Toninho e muitos outros que a minha memória visual não conseguiu colocar em «save» depressa encheram o parque do Convento.

Simultaneamente, pelas várias ruas que dão acesso ao Convento começaram a surgir outros pequenos grupos de colegas que se iam concentrando nos espaços e escadarias frente à entrada do Convento e da Capela.

Num curto período de meia hora, os pequenos grupos que iam chegando deram origem a um grande grupo que atingiu os mais de 80 participantes no encontro.

Viveram-se nesta meia hora momentos de muita alegria e até de alguma emoção. Troca de abraços e conversas inter grupos. Era visível nos rostos e olhares de cada um a alegria do reencontro. Bastava que um recordasse episódios mais «sui generis» dos tempos de Aldeia Nova/Fátima para, acto contínuo, surgirem gargalhadas de boa disposição…

Pelas 10.30 h, dirigimo-nos todos para a Capela…

Teve lugar uma missa celebrada pelo «colectivo» dos Padres Dominicanos que partilharam connosco o Encontro: Frs Pedro, Paulo, Marques, Geraldes e Alberto.

Foi muito significativo este momento do nosso encontro. Tivemos presente os mestres e colegas já falecidos e num solene abraço reforçamos os laços de amizade que nos unem.

Finda a missa, dirigimo-nos à sala que foi a antiga capela. Aí, a Comissão Organizadora do Encontro procedeu à recolha da «colecta» estabelecida para fazer face às despesas do almoço e do lanche e distribuir pelos presentes uma ficha para preenchimento, pelos que o desejassem, com os seus dados de identificação, contacto e paradeiro.

Pelas 13.30 h, já todos enchíamos o restaurante da Residencial D. Amélia, lugar onde tivemos o nosso almoço de confraternização.

Foi também um momento muito agradável este o do almoço convívio. Muitos aproveitaram para se sentar à mesma mesa e, naturalmente, reviverem longínquos momentos passados juntos. Todo o meio ambiente era de manifesta alegria, com brindes e votos mútuos de boa saúde. Houve pão, vinho e sumos para todos…

Findo o almoço, voltamos à referida sala da antiga capela.

Foi, talvez, o momento mais alto do Encontro. Sem programa predefinido, vivemos umas horas de grande animação e boa disposição: houve tempo para poesia, declamação, canção e fados de Coimbra com a capa do Frei Alberto…

O Zé Ribeiro declamou poemas do Eduardo Bento. O Eduardo Bento encantou-nos com o «sermão» do Padre António Vieira aos peixes. O Manuel Carreira brilhou na canção. O Manuel Guerra e o Zé Celestino animaram com uns clássicos fados de Coimbra, a que se juntou o Firmino Taborda na «Balada da Despedida».

O sempre presente Neves de Carvalho, desta vez acompanhado pelo Manuel Guerra – um genuíno fadista coimbrão - e com umas ajudas do Firmino Taborda brilharam à viola.

Houve ainda tempo para uma rifa e um leilão de produtos oferecidos por colegas, cujas receitas reverteram, respectivamente, para fundo do próximo encontro e doação às comunidades dominicanas radicadas em Angola e Moçambique.

Pelas 17.30 h foi servido um lauto lanche que se prolongou pala tarde fora…

Gradualmente, começaram as despedidas e promessas de reencontro, o mais tardar, até ao próximo ano.

Zé Celestino

Ficam as imagens registadas pelas objectivas do Neves de Carvalho, do Zé Celestino e do Angelo Carvalho




segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Fr. Paulo Silva op -25 de outubro - Parabéns!

Depois de Angola, agora trabalha no Convento de Cristo-Rei, do Porto. Sempre activo nas lides da música e das electricidades. Votos de saúde e mais Encontros.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Manuel de Jesus Couto -22 de Outubro- Parabéns!

Daqui formulamos votos de melhor saúde e que apareças para partilhar o que a vida nos deu de Bom.
jm

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ESTIVEMOS AQUI

Onde os rios do tempo
guardam lentamente a recordação das margens
e onde a memória é um pássaro de fogo
incendiando os dias:
Só a cinza, um traço, um vestígio leve, um sinal.

E olha para trás...
Oh tempo, tempo fechado,
círculo de gelo.
Teu rosto fundido no meu rosto,
apagados os gestos
esgotado o desejo...
(Como fere a distante presença das tuas mãos nas minhas mãos).
E a noite avança pela tarde.
Ei-la! Transporta em taças de vento
frias estrelas que bebemos.
Já nem as palavras sustêm
o galopar do medo,
o disfarce da voz,
a máscara do rosto...

Os cavalos do tempo
galopam sem retorno
e um silêncio frio cresce
em redor da tua ausência.

Eduardo Bento
in O Nevoeiro dos Dias

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ENCONTRO ANUAL - reportagem

Admitindo que haja amigos, frequentadores do blog, estranhando a falta de referência à jornada vivida no pretérito dia 16, em Fátima, é oportuno informar que estão a ser coligidas as fotos dos muitos repórteres que ali operaram. Concluída essa tarefa, tudo será disponibilizado aqui para que também aqueles que, por qualquer motivo não puderam estar presentes, possam rever os antigos companheiros e amigos. Agradeço a vossa compreensão.
Abraço
Nelson Veiga

terça-feira, 19 de outubro de 2010

PARA MEMÓRIA FUTURA



Para constituir documento comemorativo do nosso encontro, estamos a coligir as fotos mais expressivas que os muitos fotógrafos, amadores e profissionais, tiraram durante o encontro.
Com tal objectivo, divulgação no blogue e preparação de um CD, pedimos aos colegas que tenham captado imagens do encontro, que as enviem, via e-mail, para
jcelestino@tap.pt
Naturalmente que o CD será facultado a todos os que vierem a manifestar interesse em o adquirir.

Abraço

Zé Celestino

domingo, 17 de outubro de 2010

Do Baú do Carlos Vicente



A. Nova - 1968 - 4º ano.
Nas fotos de cima:
1-No ringue onde se jogava ferozmente hoquei-patins, com bola de trapos
2- Os 7 magníficos em acção, parece que eu (Carlos Vicente) era bom a fintar.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ÁLVARO AMARAL MILAGRE - 15 de Outubro - Parabéns!

Sofredor do Sporting. Bom amigo e bom filosofo.
Esperamos que a festa de hoje te permita continuar, amanhã, em Fátima.
Votos de saúde e que apareças.
jm

ENCONTRO GERAL (FÁTIMA, 16 DE OUT. 2010) - Reunião de Trabalho - "Briefing"



Para fazer o «Briefing» das acções desenvolvidas para a realização do Encontro Geral, reuniu ontem, pelas 20.00h, na habitual sala da «Tasquinha do Lagarto», a Campolide, a Comissão Organizadora.
Verificadas as inscrições e refeita a lista de presenças – cerca de 90 – a reunião terminou já perto da meia noite…
«Ad perpetuam rei memoriam», foram fotografados, para divulgação no Blogue, os elementos que compareceram à reunião.


A TODOS OS INSCRITOS OU AINDA NÃO INSCRITOS PARA O ENCONTRO, DESEJO UMA BOA VIAGEM ATÉ FÁTIMA, CERTO DE QUE REGRESSARÃO COM A PROMESSA DE VOLTAREM PARA O ANO.

Abraço amigo


Zé Celestino

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Na ausência do Filipe Lage Batista

«Estimados colegas e amigos. Uma vez mais não posso estar convosco! É para mim uma grande trizteza de não poder compartilhar as alegrias do encontro, pois tenho muitas saudades de ver caras e corações que continuam a bater(!...) e recordar, com todos vós, belos momentos do nosso passado e da nossa memória colectiva! Como já disse ao Celestino e ao Armando várias vezes, é através do magnífico canal da música e da poesia, que, uma vez mais, comunico e compartilho convosco. O Alexandrino vai apresentar alguns extratos do meu Recital sobre José Afonso que nos servirá de elo de ligação. Devo dizer que esse recital foi um grande momento de emoção e um grande privilégio de poder cantar José Afonso com grandes artistas num lugar tão reputado, onde artistas do mundo inteiro se executam e se tornam célebres... um certo Olympia francês, digamos assim! Além disso, tive o prazer de ter tido a presença de grandes amigos poetas e artistas que têem uma grande estima por José Afonso. Deixo-vos com esta tentativa poética que, espero, traduzirá toda a minha estima por todos vós, lembrando aqui, aquele que agora faz parte do vento e do ar que respiramos, o nosso muito querido João Domingos:

Excessivo,
o meu pensamento
voa através de uma nuvem de emoções
que se transformam em melodias
e que um arrepio longínquo de ecos do passado,
acaricia no tempo;
este fluxo de nostalgia que me corre nas veias,
é certeza e desejo de voltar às minhas origens
na distância do tempo!...»


Um abração fraterno de profunda estima e consideração
Filipe Batista


terça-feira, 12 de outubro de 2010

ENCONTRO DOS ANTIGOS ALUNOS DOMINICANOS 2010

Caros Amigos:
Temos recebido algumas reclamações pelo facto de não
ter chegado a todos a devida informação relativa ao nosso
Encontro deste ano, a realizar-se no próximo dia 16, em
Fátima.
Pensamos também que, o facto de termos enviado as
circulares um pouco cedo de mais, terá feito com que
alguns colegas se tenham esquecido.
Neste momento registamos um bom número de adesões,
mas preocupamo-nos mais com os que não aderiram – as
ovelhas ainda tresmalhadas – que com aqueles que já estão
inscritos.
Assim, depois de criadas condições nesse sentido,
podemos manter abertas as inscrições por mais uns dias.
Caro Amigo, se integras o grupo dos que ainda não se
inscreveram, aproveita e fá-lo já: gostaríamos de te ver
no nosso convívio. Certamente gostarás de rever os
colegas; mas também estes estão na expectativa de que não
faltes, de modo a poderem abraçar-te. Faz-nos chegar a
tua inscrição o mais rápido possível.
Para os que já se inscreveram, pedimos o vosso apoio
no sentido de mobilizarem os indecisos. Para os que
necessitem de transporte, enviem para o CRIAR LACOS
criarlacos@sapo.pt o vosso pedido com uma forma de
contacto, de preferencia o telemóvel.
Aos que possam dar boleias pedimos que contactem os
que pedem transporte.
Aproveitamos para informar quem quiser levar ofertas
para o leilão a realizar nesse dia que tem , desde já o nosso
agradecimento. A verba angariada com o leilão destina-se
ao apoio das obras que a Ordem Dominicana desenvolve em
Angola e Moçambique. É uma forma de retribuirmos um pouco
do muito que recebemos há largos anos, de quem, no Canadá
ou nos E.U.A., contribuiu monetariamente para que
pudéssemos ser hoje quem somos.
O dia 16 de Outubro está próximo! Lá nos
encontraremos, se Deus quiser.
Recebe um abraço fraternal dos:

Armando Alexandrino
Antero Monteiro
António Pereira da Costa
Domingos Carvalhais
José Celestino
Luís Sousa Guedes
Manuel Branco Mendes.

Do arquivo do Francisco Torres




Com um forte abraço e o agradecimento ao Francisco Torres, hoje professor de filosofia, quase em fim de carreira, numa escola do Concelho de Estarreja. Mantém, além disso, uma intensa actividade como músico amador e integra uma orquestra de bandolins e guitarra. Foço votos de que para o ano possamos gozar da sua companhia e do seu talento musical.
Luís.














ANTÓNIO COSTA (1940) -13 DE OUTUBRO- PARABÉNS!

Óptimo defesa. Barcelos foi o seu berço. Despistado q. b.
Votos de boas entradas nas 70 primaveras.
jm

AOS MEUS AMIGOS




Caros amigos,

Em vésperas do nosso Encontro Anual, considero oportuno reler o sempre actual poema de Vinicius de Moraes e uma frase/poema de Fernado Pessoa, a seguir transcritos, verdadeiros laudos à amizade.

Abraço a todos

Zé Celestino

"Um dia a maioria de nós irá separar-se.
Sentiremos saudades de todas as conversas atiradas fora,
das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos,
dos tantos risos e momentos que partilhámos.

Saudades até dos momentos de lágrimas,
da angústia, das vésperas dos fins-de-semana, dos finais de ano,
enfim... do companheirismo vivido.

Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre.
Hoje já não tenho tanta certeza disso.

Em breve cada um vai para seu lado,
seja pelo destino ou por algum desentendimento,
segue a sua vida.

Talvez continuemos a encontrar-nos,
quem sabe... nas cartas que trocaremos.
Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices...
Aí, os dias vão passar, meses... anos...
até este contacto se tornar cada vez mais raro.

Vamo-nos perder no tempo...
Um dia os nossos filhos verão as nossas fotografias e perguntarão:
Quem são aquelas pessoas?
Diremos... que eram nossos amigos e... isso vai doer tanto!

- Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos da minha vida!
A saudade vai apertar bem dentro do peito.
Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente...
Quando o nosso grupo estiver incompleto...
reunir-nos-emos para um último adeus a um amigo.
E, entre lágrimas, abraçar-nos-emos.
Então, faremos promessas de nos encontrarmos
mais vezes daquele dia em diante.

Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar
a viver a sua vida isolada do passado.
E perder-nos-emos no tempo...

Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo:
não deixes que a vida passe em branco,
e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades...

Eu poderia suportar, embora não sem dor,
que tivessem morrido todos os meus amores,
mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"

Vinicius de Moraes

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem
Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"
Fernando Pessoa

sábado, 9 de outubro de 2010

fr. JOÃO LEITE op (1931) - 9 de Outubro - PARABÉNS!


Bom professor e seleccionador de futebol, exigente. Votos de muita saúde e Vida. Contamos com a sua presença, no próximo encontro.

jm

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

OFICIALMENTE VELHO, AOS 70 ANOS?!...


Há 70 anos, a 6 de Outubro de 1940, nascia no Franco um bébé fragil, de aparência doentia. Foi batizado com urgência pois parecia ter nascido mais para a morte que para a vida!
Hoje com 70 anos, no dizer do filósofo e teólogo brasileiro Leonardo Boff, franciscano e depois pai de família, que passo a parafrasear, sou oficialmente velho. 70 anos não quer dizer próximo da morte. Esta quase ocorreu nos primeiros instantes de minha existência e pode ocorrer a todo o momento. Como não me surpreendeu antes, estou convencido que aos 70 anos se inicia outra etapa, a meu ver a última.Trata-se da dimensão biológica. O capital vital esgota-se. Debilitamo-nos. Perdemos o vigor dos sentidos e despedimo-nos lentamente das coisas, a começar pelas mais materiais.
O meu optimismo legendário impoe-me que olhe para a vida (mesmo aos 70 anos) de forma positiva. Diria pois que a velhice é a última etapa do crescimento humano. Nós nascemos inteiros mas nunca estamos acabados. Temos que completar o nosso crescimento ao construir a existência, ao abrir caminhos, ao superar dificuldades e ao moldar o nosso destino. Estamos sempre em génese: começamos a nascer, vamos nascendo em prestações ao longo da vida, até acabar de nascer! Então entramos no silêncio!...
Penso que 70 anos é a boa idade para renunciarmos à nossa influência sobre os outros, para nos concentrarmos exclusivamente e definitivamente sobre nós mesmos... Esta última etapa será pessoalíssima. É importantissimo que deixemos cair as máscaras uma após outra. Máscaras que a vida nos impôs e sem as quais não poderíamos ter vivido em sociedade. Na verdade a vida é um verdadeiro teatro no qual desempenhamos diferentes papeis.
Eu por exemplo, nascí em Outubro. Foi pois neste mês que recebi a primeira máscara. Nascido no nordeste português, filho, neto, bisneto tataraneto... de lavradores. Fui lavrador e pastor: guiei tantas vezes os bois para que o rego fosse bem direitinho e o milho ou as batatas crescessem bem alinhados. Ajudei o pastor e os cães a levar o rebanho para o curral (ou estrubaría). Aos 7 anos (em Outubro de 1947) ajuntei a máscara do aluno àvido de conhecimento ...
Estas duas máscaras coabitaram ou alternaram-se até aos 14 anos!
Em outubro de 1954 veio juntar-se a terceira máscara, a do seminarista e frade dominicano. Durante 15 anos esta máscara foi dominante e tentou mesmo destruir as outras duas, mas sem sucesso!
Aos 25 anos (outubro de 65) uma nova máscara (a do amor ...) tentou impor-se mas foi regeitada com energia pela terceira que conseguiu resistir durante 4 anos. Em Outubro de 1969, a máscara do amor paixão, conseguiu instalar-se. Esta quarta máscara consegue ainda hoje coabitar com todas as outras depois de se ter fortificado nos dias dois e três de outubro de 1970 com a união oficial, à Geneviève, primeiro civilmente e depois dando-nos o sacramento do matrimónio ...
Neste mesmo ano uma quinta máscara (a da vida profissional) se ajuntaria a todas as outras...
A máscara a meu ver mais importante ( a sexta) foi-me presenteada no dia 29 de agosto 1973 . A máscara de pai, de chefe de familia com o nascimento da Isabelle. Esta máscara ganhou mais força e dinamismo em 75, Benoît,78 Marie Juliette e 79 François-André.
A 23 de abril de 1995, com a ordenação diaconal, a sétima máscara, veio de uma certa forma reavivar a terceira ...
Com o nascimento da minha primeira neta, a oitava e última máscara vem iluminar-me e embelezar-me. Ela tenta substituir todas as outras e penso que vai consegui-lo.
Na verdade, depois de se ter imposto com a chegada de Anna, esta oitava máscara foi ganhando em espessura com a chegada do Alexandre, Eloise, Adrien, Appoline, Antoine, Martin et Paul.
O último netinho, que chegou há oito dias, trouxe-me uma mensagem: “papy, abaixo as máscaras! Com 70 anos podes ser tu mesmo, já não estás em representação! Somos nós, os teus 8 netos, o único público que deve contar para tí. Para nós nem és lavrador nem seminarista ou frade, a vida profissional já não deve preocupar-te... Agora tu és unicamente avô”.
Papy Fernando

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

CHÃOS - Uma aldeia da Beira Interior

Veja uma aldeia da Beira interior, com os seus pequenos encantos e diferenças!

Conheça por dentro outras formas de vida:

http://chaosdemeda.blogspot.com/

A minha aldeia.

Antero Monteiro

ENCONTRO ANUAL -16 de Out. 2010 - Fátima (reunião de trabalho)



Convocada pelo sempre activo Luís Sousa Guedes, reuniu no passado dia 4, pelas 20.00 h, a Comissão Organizadora do nosso Encontro Anual/10, que, como divulgado, ocorrerá em Fátima, já no próximo dia 16 do corrente mês de Outubro/10.
A reunião teve lugar na já conhecida sala da «Tasquinha do Lagarto», a Campolide/Lisboa, desta vez na mesa redonda, tendo participado o Luís Guedes, o Domingos Carvalhais, o Manuel Mendes, membros da actual Comissão e também o António Costa, o Armando Alexandrino e o Zé Celestino, membros da Comissão 2009.
A foto ilustra um dos momentos de maior concentração na análise dos elementos documentais…
Foi feito o ponto da situação dos trabalhos já desenvolvidos e planeadas as acções próximas, tendo em vista assegurar toda a logística do Encontro.
Verificamos que já se encontram inscritos cerca de 50 participantes, incluindo familiares…
Apela-se a todos os que desejam participar que o façam com a possível brevidade, pois a residencial D. Amélia tem de assegurar o pão e o vinho para todos…
A Comissão promete um Encontro muito agradável, com tempo bastante para confraternização, intervenções culturais e até umas improvisadas «rifas» e licitações de uns «tintois» ( e não só…) que vários ofertantes se propuseram levar das suas ou de outras regiões…
E falando de ofertantes, que venham mais cinco…
O que é preciso é que haja animação e ambiente de são convívio.

Aquele abraço

Zé Celestino

terça-feira, 5 de outubro de 2010

FERNANDO JOSÉ VAZ - 6 de Outubro - PARABÈNS!...


Temos noticias de que a População de FRANCO está empenhada em festejar condignamente o dia de hoje.
A Capela de Santa Comba e de Santa Bárbara está a ser ornamentada para festejar as 70 primaveras do seu conterrâneo que foi para terras distantes. Vai haver pregações de um Trio de Frades Pregadores.
O Restaurante Local, que fica junto da Fonte, sempre laudado pelo gastrónomo Celestino, tem a lotação esgotada.
A Comissão Organizadora já se encontra no Local para providenciar a melhor recepção aos Convidados, que estão a chegar em autocarros vindos de França, Lisboa e Porto.
O Bom Filho regressa ao cantinho que o viu nascer.
Votos de saúde para tão "redonda" data.

jm

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

RECONHEÇAM-SE!...



Aos amigos Ex-seminaristas Dominicanos!

Encontrei esta foto e envio-vos a fim de, eventualmente, poder ser publicitada e reunir os que se conseguem rever na mesma.
Creio que deve ser no anos de 1965/66 e/ou 1966/67.

Abraço

Adelina Leal