segunda-feira, 31 de maio de 2010

RELAÇÕES ACTUAIS ENTRE PORTUGAL E ESPANHA

Palestra proferida pelo escritor JOÃO DE MELO


Conforme notícia aqui dada oportunamente, realizou-se no dia 26.04.2010, pelas 20h30, uma reunião de jantar, no Hotel RADISSON BLU, em Lisboa, tendo como palestrante o escritor JOÃO DE MELO.

Foi uma brilhante palestra e mais uma oportunidade para juntar alguns dos nossos amigos da zona da Lisboa.

A Editora Leia (D. Quixote), montou uma banca de ocasião e foi possível adquirir parte dos títulos editados e colher o autógrafo do autor.

Aqui ficam algumas fotos para assinalar o acontecimento, onde se pode ver a “Aldeia dos Gauleses” (como o Manuel Mendes se referiu aos presentes e invocou Aldeia Nova..). Como podem observar, ali compareceram alguns bons amigos, dos que nos encontramos mais frequentemente, António Costa, José Celestino, Luís Sousa Guedes, Manuel Guerra Henriques, Manuel Mendes, e outros que há muito tempo não se encontravam, caso do Carlos Alberto Vicente e do Jesuíno. Um bom momento para estreitar laços de amizade.

Antero Monteiro



sábado, 29 de maio de 2010

HOMENAGEM A FREI JOSÉ AUGUSTO MOURÃO op -Faculdade de Letras de Lisboa - 7 de Junho - Anfiteatro III




Presbítero Dominicano, Professor da Universidade Nova de Lisboa, investigador internacional com vasta obra publicada, crítico literário, cartógrafo de Deus ou poeta das visões, Fr. José Augusto Mourão vai ser homenageado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, por ocasião do lançamento do livro ‘Dominicanos em Portugal’.
A efeméride, na sua moldura académica e científica, é o reconhecimento alargado de uma figura exemplar da cultura portuguesa, exemplar por muitas e justas razões e por ser José Augusto Mourão a maior referência da poesia litúrgica portuguesa, uma poesia que nunca alcançou entre nós o esplendor que iluminou outras latitudes e outras fronteiras. Não é aqui o lugar nem o momento (de certo não faltarão ocasiões nem contributos) para traçar o perfil de um homem incontornável, cujo pensamento, palavra e obra são uma permanente busca de metáforas e símbolos, um exercício que transcende e perscruta, no poder do Verbo ou no deserto das ideias, na poética dos ritos e da música ou na experiência visionária de Túndalo, a presença fraterna de Deus. «A poesia não se impõe, expõe-se», afirma em citação. Fico, pois, por aqui, expondo-vos e convidando-vos à leitura deste magnífico Salmo, extraído do seu último livro O Nome e a Forma:

Abel do Nascimento Pena


SALMO


Cantai a seiva que sobe das raízes,
O arado do tempo cortando o nevoeiro;
Cantai a vida que sangra e incendeia,
Vós todos que lavrais a terra, tecelões e pedreiros

Entrai na força escondida do desejo,
Domadores de cavalos, aguadeiros,
Pois vossas mãos acenderam candeias
E vossos olhos alumiaram a noite

Trazei à taça da vida nova que se anuncia
Os trapos velhos das dores enterradas;
Joalheiros de dedos magoados,
Vós todos que esperais o parto das sementes

Assinalai a pedra onde caístes
E a madeira em que vos crucificaram:
Porque há música nos ritos da tortura
Que canta o dia novo que não tarda

Enquanto não sabemos o caminho,
Cantemos já o dom de caminhar;
Se estamos juntos não teremos medo:
Alguém no invisível nos espera

Plantemos flores à beira do abismo
Há-de haver no deserto um lugar de água
Alguém que nos chame pelo nome
E nos acolhe ao termo da viagem.


José Augusto Mourão,

O Nome e a Forma,

Pedra angular, Lisboa, 2009

quinta-feira, 27 de maio de 2010

JOSÉ GAMA - 28 DE MAIO (1945) - PARABÉNS!

Sempre calmo e empenhado em reflectir.
A sua vida profissional tem sido orientada pelo serviço á comunidade.
Votos de mais e melhor saúde.

jm

quinta-feira, 20 de maio de 2010

JOAQUIM MOREIRA - 21 DE MAIO - PARABÉNS!...

Quem não se lembra daquele Bom Amigo com pronúncia do norte .?!...
O S.Pedro já fez chegar a sua actual imagem a este espaço. Confiemos que o consiga levar a... Fátima.
Votos de que continues com essa boa e saudável disposição.


jm

quarta-feira, 12 de maio de 2010

FR. BERNARDO DOMINGUES OP - 13 de Maio (1931) PARABÉNS!...

Professor e mestre do seu muito saber.
Votos de saúde e eterno bom humor.


jm

terça-feira, 4 de maio de 2010

Convento de Fátima

Lançado a apelo a quem tivesse uma fotografia do Convento de Fátima, responde o António Silva com fotografias várias daquela Casa Dominicana, tiradas adrede para este fim. Houve dificuldade em escolher a melhor, dada a alta qualidade de todas elas. De comum acordo, seleccionámos a que se está em manchette. Seja-me permitido partilhar convosco todas elas, pois ele fotografou a pensar em todos nós. Obrigado Toninho.

Nelson




JOSÉ AGOSTINHO RODRIGUES -30 DE ABRIL- PARABENS (atrasado na redacção)



Calado, em grupo. Grande entusiasta pelos jogos de futebol. Muito empenhado naquilo que fazia. Colega BOM e fraterno. As suas longas caminhadas, em dia de passeio, com o seu conterrâneo, fr. Jacinto (António Pires). Dizem que anda por terras de França. Felicidades e que apareças num dos próximos Encontros.
Agradeço, ao Luís Ginja a ajuda que, como sempre, me prestou.

jm

segunda-feira, 3 de maio de 2010

DIA MUNDIAL DA ASMA



Celebra-se hoje, dia 4 de Maio de 2010, o dia mundial da asma. A asma afecta cerca de um milhão de pessoas, só em Portugal. As doenças respiratórias sobressaem na população portuguesa, o mesmo sucedendo pelo mundo inteiro. Apesar dos avanços da medicina, tem havido um aumento da morbilidade e mortalidade, em especial devido ao desenvolvimento dos padrões de vida, onde os factores psicológicos recuperam protagonismo. No nosso país tem-se vindo a assistir a um aumento crescente do número de casos de asma.
Hoje, apetecia-me discorrer um pouco sobre as causas psicológicas da asma, se me permitirem. É com base num caso concreto, de um amigo meu, o António dos Santos. Namorou durante 5 anos uma miúda, a Lena. No fim, como ela já tinha arranjado casa, queria casar-se com ele. Antes, recusou sempre as propostas que ele lhe fez, empatando-o. Ela tinha 34 anos de idade e ele 41. Como se sentia inseguro e não se entendia muito bem com ela, disse-lhe que só se casava com ela depois de se conhecerem melhor. Ela cortou a relação, como já tinha feito de outras vezes. Mas desta vez, o pai dela veio a Lisboa, a ameaçá-lo, caso a continuasse a procurar. Agora diz-me que goza de boa saúde e ainda está vivo, graças ao pai dela. Porquê? Porque senão tinha-se casado com a referida namorada e já tinha morrido há muito tempo, segundo diz. Constata que nunca teve asma na vida dele, a não ser durante o namoro com a Lena. Na altura fartou-se de percorrer médicos e especialistas, de fazer testes a alergias e vacinas. Nunca tomou tantos medicamentos na vida dele. Nenhum médico o conseguiu curar nem detectar a verdadeira causa da doença. Ao ter dado a relação amorosa por terminada, ficou curado, como que por encanto. Há mais de 28 anos que terminou a relação, os mesmos que deixou de ter asma e nunca mais voltou a ter algo parecido, ainda que possa ter uma pequena tendência para isso. Na altura podia ter morrido, segundo lhe disse um médico, de tal forma eram os ataques de asma que tinha. Recorda-se, de uma maneira especial, do que lhe aconteceu nas festas da cidade de Lisboa, que se celebram todos os anos no mês de Junho. Juntamente com a Lena e um casal amigo dela, foram assistir às marchas populares na Av. da Liberdade, Lisboa. Enquanto a festa decorria, teve uma crise de asma de tal forma, que teve de ir de urgência, numa ambulância, para o Hospital de S. José. Pelo caminho, tanto ele como os que o acompanhavam, receavam que ali mesmo poderia acontecer a última respiração ofegante e o coração parar. No Hospital, a crise demorou muito tempo a passar. Nada justificava ter-lhe acontecido aquilo. A Lena estava ao lado dele. Mas nunca lhe passou pela cabeça que ela pudesse ser a causa da vida periclitante que corria.
Considera que é um caso fora de série e pretende publicar as suas memórias. Diz que se pode tornar num best-seller nacional e mundial, porque não deve haver um caso parecido em todo o mundo. Haverá?
A asma brônquica, assim vulgarmente designada, é caracterizada pela obstrução generalizada das vias aéreas respiratórias, desencadeada por diversos factores como genéticos e estímulos diversos. Os mais frequentes são os alergéneos inalados, em particular o pó da casa, os ácaros e os pólens. Alergias que podem ser constituídas também por vários alimentos, medicamentos, ambientes poluídos. Normalmente, a asma encontra-se associada a factores familiares, emocionais, exposição alérgica, factores climáticos, poluição ambiental. Pode haver outras causas. O esforço físico e o stress também podem ser desencadeantes da asma. Desde há muito tempo que é considerada uma doença psicossomática na qual as mudanças de humor, a ansiedade e as emoções desempenham um papel decisivo no agravamento dos seus sintomas. Pode haver uma correlação entre uma perturbação ou tensão emocional e um ataque de asma. A tensão nervosa e os estados emocionais podem desencadear a crise. Qualquer que seja o estado emocional de uma pessoa, este exerce influência sobre a sua saúde, como é sabido. É referida, de uma maneira especial, a ansiedade.
Neste caso é, nitidamente, de origem psicológica e emocional, porque mesmo os alimentos a que era alérgico, como o leite e a laranja, passou a consumi-los diariamente e nunca mais voltou a ter asma nem nada parecido.
Parece-me que a asma dele poderá ter a ver com o facto de a namorada ter tido um comportamento de superprotectora para com ele. Não podia andar à vontade na presença dela. Havia maneiras de andar e posições do corpo que tinham de ser cumpridas rigorosamente. Queria também moldá-lo na pessoa ideal que queria para ela. Para ele era importante ser si mesmo. Talvez também devido às frustrações que lhe causava. Recusou-se sempre a aprofundar a relação, mas segundo ele conta, meteu-se com uns poucos, mesmo na presença dele. Ao que parece, gostavam muito um do outro. Pelo que relata, quer-me parecer que se trata de um caso de Romeu e Julieta, não consumado. Por isso, aguentou durante tanto tempo, o comportamento inacreditável da Lena para com ele.
Penso serem estas as causas da incrível asma amorosa, pois a superprotecção e a frustração, podem provocar verdadeiras crises de asma. Que dizem a isto tudo, os ilustres intervenientes neste blog?
Um abraço para todos.
Eliseu

FILIPE LAGE BATISTA - 4 DE MAIO (1942) PARABÉNS!...


Hoje, vamos ao Canadá, ao encontro daquele que era, sempre activo em organizar jogos de futebol. Jogador empenhado e exigente para com os elementos da sua equipa.
Música era uma das suas paixões e, pelo que consta, continua a ser.
Votos de bem estar com a VIDA e que continues a aparecer a partilhar.


jm