segunda-feira, 29 de março de 2010

fr. Augusto Matias OP (1947) -30 de Março- Parabéns

Natural de Franco- Trás-os-Montes. Atento e bom amigo. Grande capacidade de ESTAR e ser PRESENÇA activa da Igreja. Conhecedor profundo dos movimentos sociais do pós 25 de Abril.
Continua, com toda essa vivacidade e lucidez.


jm

fr. Vicente OP (1931) -30 de Março- Parabéns

Natural de Torres Novas (?). Professor bem disposto em Aldeia Nova. Alegre e moderno.
Actualmente no Convento de Benfica, em Lisboa.
Votos de saúde e de longa vida.

JM

sábado, 27 de março de 2010

fr. INÁCIO FRANCOLINO op -28 de Março- PARABÉNS!...


Transmontano das bandas de Montesinho. Inteligente e sempre simples nas aulas. Afável e delicado. Discípulo atento de fr. Raimundo, com gosto pelo estudo Bíblico.
Professor na Escola Bíblica de Jerusalém e recentemente chamado a fazer parte da Comissão Bíblica do Papa.
Votos de bom trabalho e que venhas a um próximo Encontro.
jm

quinta-feira, 25 de março de 2010

IN MEMORIAM HORÁCIO DE ARAÚJO



Como oportunamente anunciado no nosso bloge, a Faculdade de Ciências Humanas da Universsidade Católica/Lisboa promoveu no passado dia 22 do corrente mês de
Março/10, pelas 18.30 H, uma sessão de homenagem ao seu falecido Prof.Doutor Horácio Peixoto de Araújo, nosso sempre presente amigo de Aldeia Nova/Fátima.
Presididiu à sessão de homenagem o Reitor da Universidade, Prof. Doutor Manuel Braga da Cruz, o qual fez o elogio do Horácio enquanto modelo de professor e pessoa de grandes qualidades humanas.
Amplamente participada, estiveram presentes na sessão, entre outros que não soube
identificar, vários docentes da Faculdade, familiares do Horácio, muitos ex alunos
do Horácio e um sigificativo grupo de amigos de Aldeia Nova /Fátima( Frs. Miguel e
Francolino, Fernando Vaz, Eduardo Bento, António Costa, Joaquim Moreno, Zé Ribeiro, Zé Vieira, Zé Celestino, João de Melo, Toninho, João Ferro e Baltazar).
No fim da sessão, o grupo da foto aproveitou a ocasião para um jantar em conjunto,
recordar o Horácio, relembrar momentos de Aldeia Nova/Fátima e falar das seus
percursos de vida. O Jaime apareceu ao fim do jantar, mas ainda com apetite...
Zé Celestino

sábado, 20 de março de 2010

JOSÉ LOPES (1947) Foi A 16 De Março - Parabéns


Jovem de outra geração. Julgo que seja do tempo do Ferraz. As m/desculpas por não me lembrar. Deixo a "palavra" aos mais novos.
Votos de um bom dia de aniversário com saúde e longa vida.
JM

N.B. Peço desculpa ao José Lopes e ao Moreno, por não haver publicado este aniversártio na devida altura. Lapso meu. Mea culpa
Nelson

sexta-feira, 19 de março de 2010

Fr. PEDRO FERNANDES OP (1940) -19 DE MARÇO - PARABÉNS!...


O Sr. Prior do Convento do Porto continua sempre calmo, reflectido e com actos e palavras certas nos momentos menos bons da vida de cada um de nós.
É BOM e saudável conviver com este jovem Beirão.
Votos de longa vida e continuação de bom desempenho de funções sacerdotais.


jm

quarta-feira, 17 de março de 2010

COM O GRUPO DO NORTE




A fama deste grupo já vem de longe…
Trata-se do núcleo activo do Grupo do Norte, ao qual, mais uma vez, agradeço a simpatia e provas de amizade dispensadas na minha passagem pelo Porto na tarde/noite do passado dia 7 do corrente mês de Março/10.
A foto regista «Ad perpetuam rei memoriam» um dos pontos altos da reunião/convívio.
«Via Lidador», na Maia, foi o salão/restaurante escolhido para, em mesa redonda, darmos início à ordem de trabalhos…
Dada a longa lista dos pontos sob análse rumamos, pós café, para a casa do Brizido.
A mesa passou a ser oval e, por mera coincidência, repleta de sabores nortenhos, da dispensa e da adega do Brízido..
Como não foram esgotados os pontos da ordem de trabalhos, a reunião terá de continuar em data a designar…
Atento o adiantado da hora, impusemos ao Brízido que não abrisse mais garrafas de um tintol espumante da sua reserva particular…
Ao fim, a pedido da Assembleia, cantei dois fados de Coimbra, «Coimbra Menina e Moça» e a «Samaritana», acompanhado à viola, como vem sendo uso, pelo Neves de Carvalho…
Para quem se lembra, já em Aldeia Nova o Neves evidenciava as suas natas aptidões musicais/instrumentais…
Eu, frequentemente, era chamado à atenção pelo Fr. Armindo por desafinar nos cânticos gregorianos das missas.
Assim se consolida e desenvolve a amizade que nos une.


Zé Celestino

terça-feira, 16 de março de 2010

Quem quiser contactar o Leopoldo...

Caros amigos agora tenho um mail

manueljoaquimleopoldo@gmail.com

cumprimentos a todos

Leopoldo

sábado, 13 de março de 2010

FREI BENTO DOMINGUES LANÇOU DESAFIO EM BARCELOS


Tive a honra e o enorme prazer de ter o Frei Bento Domingues hospedado em minha casa de 7 a 9 de Março do corrente mês para proferir, no auditório da Câmara Municipal de Barcelos, uma conferência sobre a leitura fundamentalista da Bíblia e métodos inteligentes de interpretação.
Frei Bento Domingues encantou um auditório a rebentar pelas costuras, uns sentados, outros em pé, pessoas que seguiram atentamente o orador, numa exposição, muito bem humorada, de 60 minutos e não manifestaram pressa em sair. Os 30 minutos, que se seguiram, para perguntas e resposta foram escassos e só não continuamos porque estava determinada uma hora limite.
“A Bíblia é um livro (um conjunta de livros) fantástico que precisa de ser estudado”. Afirmou: para se interpretar correctamente, a Bíblia precisa de estudo. O respeito pelo texto, tão diversificado em géneros literários e épocas em que foi redigido, às vezes recolhendo tradições muito anteriores, exige estudo, que não está ao alcance de todos. Estas ideias acompanharam a dissertação do reputado Teólogo Frei Bento Domingues, no âmbito da Semana Bíblica intitulada “A Palavra está na rua”.
Sugeriu um documento fundamental para a interpretação da Sagrada Escritura, precisamente intitulado “A interpretação da Bíblia na Igreja”, emanado em 1993 pela Comissão Pontifícia Bíblica. Citou vários exemplos recentes de como uma interpretação acrítica e literal viola o texto e ofende a Deus ao fazê-lo dizer aberrações humanas: pretendendo não o «tocar», empobrece-o e retira-lhe força.
“Não podemos acreditar sem interpretar”, disse Frei bento Domingues, que explanou o método histórico-crítico, “insuficiente” por si só, necessitando de ser acompanhado por outros métodos de análise. Por isso, destacou várias vezes a necessidade do estudo dos textos pelos leigos, homens e mulheres, porque “Deus não deixou de falar hoje e não exclui ninguém”.
Já São Tomás dizia que “a graça não substitui a natureza”, pelo que «a fé tem de ser questionada». Citando várias atitudes fundamentalistas, destacou as surgidas em contexto religioso, tanto protestante como católico, acabou por concluir que «a interpretação católica foi a que juntou sempre razão, emoção e fé».
O orador referiu a simplicidade com que as crianças «entendem» as linguagens que por vezes os adultos complicam e insistiu no empenhamento de todos em se investir no estudo dos textos bíblicos para uma atitude crítica, no respeito da inteligência que Deus doou ao ser humano.
Não faltou a abordagem do tema das mulheres, duma forma muito bem humorada e crítica, em relação à atitude da «Igreja Católica, Apostólica e Romana, -era o Dia Internacional da Mulher - para destacar a sua importância única e inquestionável para as linguagens acerca de Deus, aconselhando a que se tenha «juizinho» quando se fazem certas afirmações ou se justificam atitudes porque Jesus foi Aquele que operou a maior revolução cultural na maneira de considerar a mulher.


Barcelos, 10 de Março de 2010

Abílio Rocha

sexta-feira, 12 de março de 2010

REUNIÃO MAGNA




Devidamente convocados, compareceram, no passado dia 05 do corrente, todos os elementos das Comissões - ex e actual – para Organização do Encontro Anual.
Começou pelo escritório do José Celestino e prolongou-se na “Tasquinha do Lagarto”.
O trabalho (com o empenho do Luís Guedes, que tem conduzido e puxado a galera…) só pode ser frutífero.
Algumas conclusões importantes:

- O vinho de Pias é um bom vinho (passe a publicidade)!
- O Restaurante tem-se portado à altura (saudações à lagartagem !).
- A amizade é altamente compatível com uma boa refeição.
- O trabalho não foge e estamos a dar conta dele.
(esta última conclusão já deve estar influenciada pelo bom vinho alentejano…)

A foto acima inserida é uma prova de como nos divertimos, mesmo a trabalhar esforçadamente!

Brevemente daremos notícias.
Um abraço a todos.

Antero Monteiro

quinta-feira, 11 de março de 2010

quarta-feira, 10 de março de 2010

JOSÉ COSTA (1939) - 11 de Março - Parabéns!...


Rosto fino e sempre em passo de quem estava atarefado. Herdou as ocupações do Jaime. Atento e prestável para com todas as Pessoas.
Foi para o Canadá e teve que regressar por questões de saúde. No seu Minho, encontrou um jovem Médico-Estagiário que encontrou e encaminhou solução para a sua saúde.
Das suas mãos saem obras de arte-popular. Tem percorrido as feiras tradicionais deste País, com exito.
Aguardamos que apareça nos Encontros, para nos contar as suas longas histórias de VIDA.
Votos de saúde e longa vida ao Casal.

jm

terça-feira, 9 de março de 2010

O NOSSO JOSÉ ANTUNES RIBEIRO E A "Fólio Exemplar"

A "Fólio Exemplar" é uma nova chancela editorial e livreira, que foi, recentemente, criada na freguesia de Benfica. Para celebrar este início de actividade, a "Fólio Exemplar" colocou à venda, em edição facsimilada numerada e assinada pelo editor, apenas 300 exemplares do livrinho de Celestino Steffanina, "SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DA REVOLUÇÃO DE 5 DE OUTUBRO DE 1910", ao preço especial de promoção de 10,00€, acrescidos da taxa legal de IVA de 5%, i.é, 10,50€. Este livrinho tem o formato de 16x23,5cm, inclui também em facsimile a dedicatória de Celestino Steffanina "Ao eterno revolucionario, of. o amigo C.S em 13/10/1913" e revela-nos os bastidores daquela data histórica. Inclui ainda uma relação com os nomes, moradas e naturalidade dos mortos militares e civis da Revolução de 5 de Outubro de 1910. Celestino Steffanina tinha ligações à Carbonária e é ele, com o seu amigo José Barbosa que recebe a rendição do Governo Civil de Lisboa. É um livrinho precioso que nos conta as pequenas histórias dentro da grande História daquela data!
Um outro livro, "Jogos e Rimas Infantis" da autoria de F.Adolfo Coelho, também já foi lançado e está à venda pelo mesmo preço. Os livrinhos poderão ser adquiridos na Livraria Alfarrabista na Av. do Uruguai, 13A, ou encomendados para:
"Fólio Exemplar - Unipessoal. Lda."folioexemplar@gmail.comApartado 401121516-801 Lisboa. No caso de querer envio por correio sem mais custos, registado e em envelope almofadado dos C.T.T. é favor efectuar transferência bancária no valor acima indicado para o seguinte NIB:
0033.0000.45390038672.05.
No caso de pedido à cobrança o custo terá um acréscimo de 4€