sábado, 29 de novembro de 2008

JAIME CARVALHO COELHO -28 de Novembro - PARABÉNS!

Era o mais conhecido dentro e fora do convento. As suas lides e o seu ar sempre prestável e de boa disposição, faziam dele a tal Pessoa a que sempre se recorria para a solução dos chamados problemas materiais. A sua disponibilidade e boa condução nas más estradas da época, eram motivo de "inveja".Grande animador das sessões de cinema que "cravava" nas Embaixadas, dado não haver fundos-monetários para o aluguer dos ditos, no circuito comercial, eram mais uma faceta do Jovem que hoje completa mais um aniversário.Votos de que continues com toda essa garra de espírito de solidariedade e fraternidade. Aquele velho abraço de parabéns e saúde.
JM

Nota do Editor: As minhas desculpas, primeiro ao Jaime e depois ao Moreno que me deu notícia atempada do aniversário deste Velho Companheiro! A culpa foi minha, o descuido foi meu e por isso aqui estou a emendar a mão. Com um dia de atraso, quero deixar um abraço de parabéns ao Jaime Coelho, esperando me releve esta falha.
Nelson Veiga

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A VIDA QUE CONTINUA...

Para a MARI(A)ANA

Pois aqui está a minha vida.
Pronta para ser usada.

Vida que não s
e guarda
Nem se esquiva, assustada,
Vida sempre a serviço
da vida.
Para servir ao que vale
a pena e preç
o do amor.

Aqui tenho a minha vida :
feita à imagem do menino
que continua varando
os campos g
erais
e que reparte o seu canto
como o seu avô
repartia o cacau
e fazia da colheita
uma ilha de bom socorro.
THIAGO DE MELLO




Nasceu ontem, dia 18 de Novembro, a Mariana, filha da Anita e do André e neta da Manuela e do Horácio.
Felicidades à Mariana e aos pais, parabéns aos avós.


Toninho

terça-feira, 18 de novembro de 2008

MANUEL NEVES DE CARVALHO -19 DE NOVEMBRO- PARABÉNS


Naquele tempo era o mais novo do ano. Quando chegava ao órgão ou piano, já estavam ocupados. O gosto e a prática foram desenvolvendo com o decorrer dos anos. Continua a sua criatividade e animação no campo da música e... tem seguidores.
A engenharia civil foi o seu ganha-pão.
O coração levou-o até Amares.
Votos de que continues com esse espírito de cidadania e de solidariedade

JM

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

OLIVAL A TERRA E O POVO


Obra editada em 2006 por David Simões Rodrigues

(Edição da C.M. Ourém - Gráfica Feirense , S.A.)


Aqui dou notícia da obra editada por um ilustre originário de Caxarias que recentemente me chegou às mãos.

Caxarias, se bem se lembram, era aquela terra onde o comboio nos despejava três vezes por ano, de mala aviada, no fim das férias do Natal, da Páscoa e depois do Verão, esgotadas as férias grandes. Ocorrem-me logo as partidas de matraquilhos no café em frente da estação e, quando chegávamos muitos no mesmo dia e hora, a longa caminhada desde a estação de Caxarias até Aldeia Nova… A carrinha ia atestada de malas e malotes e não chegava para tudo. Depois de carreadas as bagagens, lá se seguia a recolha das formigas no carreiro e lá fazíamos os últimos quilómetros de estrada no conforto da dita carrinha.


Voltando à obra ( de 864 páginas): ali se mencionam praticamente todas as pessoas da freguesia e se faz a história de “ Olival A Terra e o Povo” desde há uns séculos, passando pela boa gente até aos que se distinguiram como “ladrões e assassinos” que também tiveram direito a capítulo.

Ali encontrarão interessantes referências escritas e mesmo imagens de Dominicanos, da Casa da Criança Abandonada (anterior Seminário), da Capela antiga e da Capela de S. Domingos de Aldeia Nova , a dos Dominicanos, cuja construção foi iniciada em 04.06.1966 e inaugurada em 03 de Abril de 1967, tendo como “dinamizador” o P. João Domingos. O adjectivo é do autor e está mais ajustado do que ele próprio possa imaginar, pois se havia coisas que se pudessem chamar ao P. João Domingos, uma delas seria efectivamente “dinamizador” (também lhe chamávamos entre nós “Xerife” … – lembram-se? - mas esta já era uma alcunha que traduzia a notória autoridade que lhe reconhecíamos, pela estatura, não apenas física, pelo andar a compasso de tacão que nos permitia distinguir a sua aproximação pelos sobrados da casa fora, etc.

Falando do meu tempo, a nossa formação e rigor ficou a dever muito à forma de estar e clarividência deste Frei “Dinamizador”.


Voltando ao livro, também muito se fala ali do P. Alberto Ribeiro de Carvalho e da sua obra, nomeadamente em prole de algumas paróquias e da Casa da Criança.


Por curiosidade e para utilidade cultural dos fracos latinistas, como eu, ali se explica a génese da palavra freguesia:

filii ecclesiae” , “filegresia”, “flegresia” – freguesia.


Faz ainda parte da obra uma interessante referência a “Expostos e a Roda”. A Roda foi oficializada em 24 de Maio de 1783, no reinado de D. Maria I, pelo Intendente-Geral da Polícia, Pina Manique, com o “objectivo de pôr cobro ao infame comércio de engeitados” .


Estando alguns anos da nossa vida ligados ao Olival, à sua Terra e seu Povo, aqui fica a chamada de atenção para esta iniciativa.


(Lisboa, 14.11.2008)

Antero Monteiro

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

DIÁRIO - José Carlos Amado Santos


15 de Novembro de 1972
-Maldita sorte!Acabei de jogar mesm agora à bola e perdi 4 a 2.

17 de Novembro
Hoje fui chamado a história e não tive nenhuma sorte!Embora eu tivesse respondido a quase todas as perguntas o professor deu-me um A(9).Como os professores às vezes são injustos!Estive a falar com o senhor padre Gil sobre os meus problemas de vida sexual e sobre o meu comportamento. Acho que ele não sabe explicar bem essas coisas. Hoje não houve ginástica por causa do tempo estar um pouco mau.

18 Novembro
Hoje joguei à bola e ganhei 2 pontos.O ponto de latim era para ser hoje mas o professor ,não sei porque motivo ,mudou-o para sábado que vem.

19 Novembro
Hoje não tomei o pequeno almoço porque fiquei mais tempo na cama que era costume.Esta é a minha semana de servir à mesa.O seminário foi jogar com a Urqueira perdeu 9 a 1.

20 de Novembro
Tivemos de ir fazer ginástica para o Telheiro porque estava a chover e não podiamos fazer na rua.Na aula de português eu estava com um medo terrivel de ser chamado.Felizmente não fui chamado. Vimos na televisão,isto é ,aqueles que têm mais de quatorze anos ,um filme policial.

21 de Novembro
Hoje os do quarto ano (actual 2º ano liceal )tiveram um ponto de fisica.Ainda não fui chamado a português ,mas espero ser chamado muito em breve.

23 de Novembro
Estou a escrever no estudo da tarde e o Frei José João é que está a vigiar o 1º e 2º anos. O Paulo Borges ia-me apanhando a escrever o meu diário. Não lhe faltava mais nada ter de saber o que eu faço. Tive de parar de escrever o diário 3 ou mais vezes porque o Gabriel passou agora ao lado da minha carteira. O seminário anda em reparações.

27 de Novembro de 1972
Já há vários dias que não escrevo o meu diário porque tenho muito que estudar. Hoje recebi a prova escrita de matemática. Joguei à bola com a linha B empatámos 1 a 1. Tive uma dor de barriga antes da aula de português, pensava que ia ser chamado mas afinal ainda não fui chamado. Hoje ainda vou ver televisão 30 de Novembro Hoje Houve passeio. Levamos a merenda e fomos para o lado de Espite. Não gostei muito do passeio, quando paramos eu fui ler até ao lanche depois viemos para o seminário e eu tomei o banho habitual. Hoje a professora de Francês não veio e nós não tivemos francês. Amanhã há um passeio até Vila Nova de Ourém.

1 de Dezembro de 1972 ,sexta-feira
Hoje todos os do seminário fizeram um passeio até ao castelo de Vila Nova de OUrém. Partimos do seminário às 10 horas e chegamos às 11 h e 30m. Andei a ver o castelo embora tenha pouco para ver. O castelo de Vila Nova de Ourém está muito estragado, a muralha principal está toda arrasada. Almoçamos no castelo e passado algum tempo voltamos para o seminário. Eu vim com o Salzedas e o que me valeu foi que eu apanhei uma boleia porque eu já ia com os pés cansados e doiam-me muito.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O BOM PAPA JOÃO XXIII

Serei certamente a pessoa menos indicada para fazer esta evocação. Porém dado que ninguém recordou a efeméride, arrisco algumas frases sobre este grande vulto da Igreja Católica. Espero estimular os que mais sabem a enriquecerem esta modesta prosa.

Passaram 50 anos da eleição de João XXIII .

João Paulo II chamou-lhe: “O bem aventurado”.
Aquele que ficou conhecido como o “Bom Papa João”, no curto período como Papa, tocou os corações dos homens de todas as raças e credos.
Inaugurou um tempo de abertura da Igreja ao mundo. Trouxe um estilo segundo o qual a Igreja devia estimular no mundo as dinâmicas próprias de libertação e de emancipação e não julgá-lo.
“È a memória dum tempo em que catolicismo não rimou com conservadorismo”. (José Manuel Pureza)
Quis uma Igreja que abraçasse o povo e não lhe virasse as costas. Isto percebe-se desde gestos simples como as reformas litúrgicas, até ao discurso público.
A ele se deve a abertura do Concílio Vaticano II, o momento mais relevante do cristianismo no Séc. XX.
Escreve importantes encíclicas, entre elas Mater et Magistra (1961), na qual realça a importância do respeito à dignidade do indivíduo como base das instituições sociais; e Pacem in Terris (1963), em que pede a cooperação internacional para a paz e a justiça.
Inaugurou um estilo de escrita dirigida não apenas aos católicos mas para todos os homens de boa vontade. Insistiu sempre numa Igreja que abraçasse os homens num ambiente de grande confiança. Era contra os profetas da desgraça.
Foi o primeiro a fazer as pontes culturais entre o Oriente e o Ocidente. Tinha a percepção do que estava a mudar.
“Entendia a Igreja mais como uma comunidade humilde do que uma estrutura impositiva duma ordem de valores”. (José Manuel Pureza)
Foi um tempo de primavera na Igreja.
Daí para cá temos tido um Inverno em que não se avançou no caminho da abertura apontado por João XXIII
Faz muita falta o sorriso de João XXIII.
A. Alexandrino