quinta-feira, 20 de setembro de 2007

ACTA DO DIÁLOGO ENTRE VINTÉM E IMELDO NO RESTAURANTE "TROMBA RIJA" NOS ARREDORES DE LEIRIA, CAMPO NEUTRO E EQUIDISTANTE DOS RESPECTIVOS CASTELOS

V - Bons óculos te vejam Imeldo. Há largos meses que não te ponho a vista em cima.
I – Venham daí esses ossos.
V – Venham daí essas banhas.
I - Também já tinha saudades tuas Vintém. Há que tempos que não te arreio umas “bordoadas”.
V - Dispenso a tua caridade cristã. Amor com amor se paga. Espero continuar a proporcionar-te as meiguices a que te acostumei.
I – Mas porque é que escolheste este local para conversarmos?
V – Ora essa. Este é o melhor sítio para estágio do grande encontro convívio na casa “Beato Nuno” em Fátima…O estômago tem que ser preparado com antecedência para os grandes repastos.
I - Mas tu só pensas no estômago Vintém?
V – Desculpa, mas eu ainda não preciso de fazer dieta, nem estamos na Quaresma.
I – Mutatis mutandis, tu devias era fazer dieta de contenção nos teus escritos no blog, que ferem as almas mais sensíveis.
V – Sabes Imeldo eu conto sempre com as orações dos santos, para não temer pela salvação da minha alma.
I – Eu preocupo-me muito em trazer de volta ao redil os que ainda têm redenção. Em relação aos casos perdidos como tu, já não há nada a fazer.
V – Que alívio.
Pois eu estou preocupado contigo. Se não te apressas na dieta, não vais ter onde te sentar na casa “Beato Nuno”. Vais ficar sempre de pé e acho que as rótulas e os tornozelos vão ceder ao peso. O melhor será prevenir os organizadores para proverem uma cadeira dupla no tamanho e na resistência…
I - Lá estás tu com as provocações do costume. E tu não tens vergonha do passado para voltares ao ambiente ex-seminarista?
V – Vem a propósito. Sabes que ontem deu entrada no Panteão Nacional um ex-seminarista, ou o que resta dele? É verdade o Aquilino Ribeiro foi nosso colega.
I – Sim, mas esse também foi dos que renegou a fé e os bons princípios que recebeu no Seminário.
V - De todo o modo, as bases serviram-lhe para se tornar um escritor sublime e um cidadão ilustre.
I – Mas a alma, Imeldo? Achas que também estará no Panteão celeste? Isso é que é o importante.
V – Sabes uma coisa Imeldo? Nós temos em mãos um passado que é uma fonte de oportunidades. A questão está em fazer reverter a situação a nosso favor.
I – Estou já a vislumbrar nas tuas palavras, intuitos materialistas. “Sursum corda” Vintém!
V – Não se trata de corda mas de guita, Imeldo. A curiosidade e o voyeirismo leva as pessoas a interessarem-se pelas vivências mais ou menos secretas, vidas conventuais, crianças vestidas de preto, metidas em colégios internos (pode-se acrescentar que contra a vontade dos pais, para dar mais emoção). Depois é só pôr a imaginação a trabalhar. É assim. Mete-se uma pitada de auto-comiseração e muito mal-dizer dos chefes e da instituição. Isto rende Imeldo.
I – Serias capaz de escrever essas alarvidades?
V – Tivesse eu a tua veia de escritor. Aquilo é que era facturar.
I – Não seja esse o problema. Agora toda a gente publica com ou sem talento.
V. Mas eu insisto. Manifesta o teu talento, Imeldo. Sabes, até podias fazer uma fotobiografia, só que as tuas fotos não cabem em folhas A4…
I – Então quando é que voltamos ao blog? Afinal foi ali que nascemos.
V - Deixa-me comer descansado. O “Criar laços” tornou-se no blog do táxi.
I – Mesmo assim, tenho uma missão a cumprir. Vou manter o meu contributo para a conversão, escarmento e meditação de alguns dos nossos que andam desencaminhados e arredios.
V – Oxalá que o encontro do dia 27 de Outubro, sirva para trazer ao blog muitos dos nossos “arredios”.
I – Que Deus te oiça. Amem.

Ezequiel Vintém

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

RUGBY EM PORTUGAL?

Como a grande maioria dos portugueses de França, nunca tinha imaginado que houvesse uma equipa de rugby em Portugal! Portugal, terra de footbal por excelência, país conhecido no mundo inteiro por sua cultura futebolística, o país dos três “F”, faz parte das 20 melhores equipas de Rugby do mundo?!... Quando os meus dois rapazes ( bem mais entusiastas pelo rugby que pelo footbal) me informaram que Portugal, pela primeira vez de sua história, se tinha qualificado para participar na copa do mundo de Rugby em 2007, fiquei surpreendido mas não menos orgulhoso. Para não passar por um ignorante junto de meus filhos e suas e minhas relações, que não deixariam de me questionar sobre o assunto, precipitei-me ao google... As informações que descobri, provam a minha grande ignorância...
-O rugby entrou em Portugal no inicio dos anos 1900, levado por comerciantes franceses e ingleses, mas não conseguiu singrar devido aos problemas económicos e sociais com que se debate o Reino Portugues. Vem depois a instauração da primeira República. Participámos também na primeira guerra mundial ao lado dos franceses. A razão principal, a meu ver, é a nossa cultura futebolística, como já mencionei.
-O desenvolvimento do rugby persiste e no dia 13 de abril de 1935 a equipa portuguesa joga e perde o seu primeiro jogo oficial contra a Espanha . No ano seguinte perdemos de novo contra a mesma equipa.
-Durante mais de trinta anos a equipa de Portugal só joga contra a Espanha que sempre manifesta a sua superioridade. Considerada demasiado fraca, a nossa equipa não pode competir com as de outros países.
-Em 1966 ganhamos pela primeira vez contra os espanhóis. Perdemos contra a Itália em 1967 e também contra a Roménia. Em 1968 ganhamos contra os belgas e os Marroquinos, antes de sermos esmagados pela Irlanda 132 a 0 .
- Portugal consegue ganhar 5 jogos entre 1979 e 1981.
-Em 1987 (primeira copa do mundo de rugby a 15, Portugal nem sequer foi convidado para participar nas eliminatórias.
-A partir de 1989 Portugal participa a todas as qualificações para a copa do mundo sendo sempre eliminado. Em 1999 a nossa equipa derrota todos os adversários menos a Espanha e termina segunda de sua “poule”para ser finalmente eliminada pelo Uruguai.
-Soou a hora da vingança... Durante o período 2004-2007 Portugal qualifica-se pela primeira vez para a copa do mundo. A equipa portuguesa impõe-se contra o Uruguai em Lisboa no dia 10 de Março e ganha 12 a 5. Portugal jogará no grupo C . O facto de participar na copa do mundo de rugby constitui uma grande vitória para a equipa portuguesa. Enfrentar os monstros sagrados All Blacks, é um momento histórico e constitui certamente o começo de uma nova era para o rugby português. Apesar de a equipa de Nova Zelandia ter ganho por 108 a 13, o estádio de Lyon repleto de Lusodescendentes (de que faziam parte os meus dois filhos) vibrou como em dia de vitória. Os espectadores levantavam-se como um só homem para apludir os feitos lusitanos: o drop de Malheiro, e sobretudo o golo de Cordeiro, transformado por D. Pinto. É pouco e muito ao mesmo tempo, se temos consciência do abismo que separa uma selecção (amadores em maioria) que pouco mais tem que sua coragem e generosidade para opôr a uma equipa poderosa, rápida, formada por profissionais há várias gerações e que é apresentada como a favorita para o título. A nossa equipa deu exemplo de coragem, entusiasmo, e provocou respeito e admiração. Os meus filhos nunca tinham visto um tal ambiente num estádio e sentiram orgulho pelo sangue português que lhes corre nas veias. Viva o rugby português.
Fernando.


terça-feira, 18 de setembro de 2007

CARAMBA!...

As férias( merecidas) parecem ter tido o condão da malta "esquecer" o blog.
Que é feito dos comunicadores: Francisco Silva Santos, João da Silva Carreira, Manuel Mateus Santos, Leonel, Elias, Baleco, Sabença, Saraiva(s), Lino, Leopoldo, Moreira, Brizido, Vitorino, Jaime, Zé Vieira, Luís, Zé Ribeiro, Américo, Marto e tantos outros.....
Com esta falta de "vida" temos o jovem Avô Nelson a entrar numa de....desânimo.
JOVENS, mostrem que com as férias a criatividade aumentou.
Saudações fraternas.
JMoreno

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

ENCONTRO 2007

ACABA DE DAR ENTRADA NA MINHA CAIXA DE CORREIO, UMA CIRCULAR SOBRE O PRÓXIMO ENCONTRO, QUE SERÁ A 27 DE OUTUBRO, E QUE PASSO A TRANSCREVER.
________________________________________
Encontro dos Antigos Alunos de Aldeia Nova - Olival
Caro amigo:
Informamos que o "Almoço Convívio" se realiza no dia 27/10/07, em Fátima.
Vem para unirmos as mãos, não em reconciliação, mas em fortalecimento de uma vida adulta. Traz a tua esposa. Vem recordar já que recordar é viver. Vamos demonstrar que o presente não se envergonha do passado e que este foi ponto de partida para a tua valorização pessoal. Por nem todos terem sido "Escolhidos" também não foste esquecido. Sê solidário com os teus companheiros. Afasta-te da solidão enrique e dinamiza o presente. Vem ao encontro de antigos companheiros e velhas amizades.
PROGRAMA
10h - Concentração junto ao Conventos dos Dominicanos em Fátima.
10,30h- Missa na capela do Convento. Após missa deslocação para a casa "Beato Nuno" (Av. Beato Nuno)
11,45h -Sessão de Boas Vindas
12h - Conferência presidida pelo colega Frei Bento Domingues (Basílio) subordinada ao tema "A Igreja e os Dominicanos no Mundo em Mudança"
13h - Almoço na sala-Restaurante Beato Nuno.
Não faltes. A sugestão é boa.
A organização,
aa) Francisco Silva dos Santos; Manuel Mateus P. Santos, João da Silva Carreira
.......................................................................................................................................................................
Ficha de inscrição
Nome_____________________________________________________________
Morada____________________________________________________________
Telefone____________________Nº de pessoas____________________________
Preço por pessoa 25€ (crianças dos 3 aos 10 anos 50%)
Agradecemos a devolução da ficha preenchida ou a confirmação da presença, por telefone, impreterivelmente, até 30/09/07.
Se necessitar de dormida consulte a organização.
Contactos:
Francisco Silva dos Santos
Estrada da Batalha, nº 40
2495-405 Fátima
Tm 919856454
João da Silva Carreira
Estrada de Leiria, nº 49
2495-405 Fátima
Tm 962395137
Manuel Mateus P. Santos
R. da Ladeirinha 25
Moita Redonda
2495-651 Fátima
Telf.249533982
Tm 917551821
__________________________________________________________________________
Suponho que todos devem ter recebido idêntica circular mas, acautelando qualquer desvio, aqui está uma reprodução, tão fiel quanto me foi possível fazer. Já agora, quem adiantou o dia 6 de Outubro?
Abraços para todos
Nelson

domingo, 2 de setembro de 2007

"LA RENTRÉE" - Fernando J. Vaz

Esta é, sem qualquer dúvida, a palavra que mais se ouve e lê, neste momento, em França! Tudo são entradas: entram os políticos de todas as ideologias, os religiosos de todos os credos, as associações de todos os horizontes e com as mais diversas motivações, os alunos e os professores e os trabalhadores de todos os ramos de actividade, quer tenham ou não gozado férias. Também é a “rentrée”do nosso blog que durante dois meses esteve em letargia completa. Foi o Nelson, como convinha, quem deu o pontapé de... entrada e o tom. O seu artigo de fundo está bem estruturado, mas não deixará de provocar algumas reacções. Tenho amigos em Portugal ( especialmente um, apreciado de todos os que o conhecem) que vota comunista... Ele vai certamente dizer-nos em que comunismo vota...

Eu vou fazer uma entrada bem mais pessoal, partilhando convosco acontecimentos ricos e variados, que viví durante estes dois últimos meses.
-A segunda filha, terceira na irmandade, anunciou-nos que íamos ser avós pela quarta vez.
-Em 07 07 07 casamento do filho mais novo. Preparação longa e minuciosa, mas a festa foi rija!
-No fim de Julho o grande prazer de receber durante uma semana o Eduardo Bento e a Vitória. Momentos ricos em que o passado esteve presente. Fizemos memória de muitos de vós, que sois dos nossos. Recordámo-vos com amor. Falo de um amor particular que nada tem a ver com o amor paixão. Este quer tudo possuir, tudo guardar... e tudo destrói!... Há outro amor mais perfeito, que se chama amizade. Este não abafa, não empobrece ninguém, muito pelo contrario, enriquece numa mesma acção quem recebe e quem dá...
-Com a Geneviève acabamos de chegar da região de Avignon. Soubemos aliar a admiração de paisagens magníficas desta região provençal, com visitas culturais como a do palácio dos papas. Banhámos em quase um século de história politico/religiosa . O primeiro papa de Avignon, instalou-se no convento dos Dominicanos... Os papas que seguiram construiram este enorme palácio que constitui uma grande página da história da Igreja, mas não das mais gloriosas!...

Quando escrevi a palavra “rentrée” não era para falar de mim, mas simplesmente do início de mais um ano escolar. Não posso ignorar esta realidade que com grande regularidade “ vai e volta ao ano” visto que o filho mais novo faz a sua entrada pela quinta vez como professor de matemática e dois dos meus três netos entram para a escola infantil! Nestes momentos penso no meu e nosso passado e em todas as nossas entradas em Aldeia Nova, sobretudo a primeira... Penso também no presente e no futuro quando presencio a “rentrée” de todos estes jovens e seus mestres. Apeteceu-me hoje dizer obrigado e desejar coragem a todos os professores...
Como todos os anos nesta época o ensino e os professores fazem parte da actualidade. Fala-se da supressão de postos, da falta de respeito dos alunos. Há debate entre ensino e educação. Organiza-se o dia e a semana de trabalho. Ao professor pede-se que resolva todos os problemas: da família, dos bairros, da sociedade, do desemprego. Nunca faz bem e está longe de fazer o suficiente...
“Os professores passam o tempo em férias...” Eis o argumento de choque tantas vezes repetido por imbecis incompetentes, que nunca se encontraram em responsabilidade perante um grupo de alunos...
Ninguém aceitaria, evidentemente, que um professor tentasse ensinar a profissão a um médico ou a um vendedor de carros. Todos se sentem, no entanto, competentes para explicar como deveria ser o ensino e como devem proceder os professores.
Todos conhecemos ( e já aqui foi dito) professores que nos abriram horizontes e nos prepararam para a vida, para a nossa vida. A sedução tanto do professor como da matéria ensinada não foi imediata para a maioria dentre nós. Havia outras preocupações... A juventude esquece depressa: chegam as férias... Depois há novas caras... Mas um dia, 10, 20, 30, 40, 50 anos depois recordamos esses mestres ( ler ou reler o texto do Alexandrino “o exame” de 19 de Junho de 2007) que pelo favor de uma palavra no momento certo, nos deram confiança ou nos comunicaram orgulho por um êxito obtido. A todos os que se ocuparam da nossa instrucção e/ou educação, como àqueles que o fazem hoje para os nossos filhos e netos:
Penso que podemos e devemos ao menos uma vez por ano dizer:
Bem hajam, senhores professores e coragem para este novo ano escolar!
Fernando.